Programa
HABILIDADES PARA O TRABALHO
Competências Socioemocionais

Importância das competências socioemocionais
Quando se fala em habilidade socioemocional, estamos falando em competências que o indivíduo desenvolve para se tornar uma pessoa mais completa e flexível, controlando conscientemente suas emoções, alcançando metas, demonstrando afeto, estabelecendo relações sociais harmônicas e tomando decisões de maneira responsável.
Competências socioemocionais e desenvolvimento do papel profissional
Cada vez mais o mercado de trabalho tem procurado profissionais que saibam se comportar diante de situações complexas, envolvendo equilíbrio e saúde emocional. Competências como resiliência, autoconhecimento, empatia, gestão de conflito e pensamento crítico são essenciais na formação do indivíduo, para que desempenhe um papel mais dinâmico e competitivo em sua atuação.
Objetivo geral
- por meio do processo de autoconhecimento identificar e aperfeiçoar habilidades, desenvolver e mitigar vulnerabilidades.
- tomar decisões conscientes, analisando as informações disponíveis para desenvolver e avaliar opções, implementar as melhores soluções para a situação, considerando todos envolvidos, contexto e organização.
- entender que a empatia requer conexão com as necessidades do outro, a escuta ativa e a compreensão de diferentes visões da realidade, desenvolvendo consciência social.
- comunicar-se e se relacionar de maneira clara, criando respeito mútuo, aumentando a performance individual e tornando o trabalho em equipe mais proveitoso.
- reconhecer e controlar emoções ou pensamentos, regular a ansiedade, inibir reações impulsivas, e persistir em tarefas importantes mesmo quando não apreciadas.
Estrutura
Você escolhe o que melhor se adequa à sua organização:
- online (webinars + video-aulas + atividades de auto-estudo)
- presencial (workshops on site)
Conteúdo programático
Aula introdutória:
- introduzir o tema e sensibilizar para a importância das competências socioemocionais.
Aula Autoconhecimento:
- ter consciência de suas metas, objetivos e propósitos;
- ter consciência de suas qualidades e habilidades e repensar eventuais mudanças;
- repensar e reconhecer seus pontos de melhoria e traçar metas para desenvolve-los ou atenuá-los.
Aula Autorregulação:
- avaliar variáveis antes de ceder a impulsos imediatos;
- lidar com situações mais delicadas com tranquilidade;
- identificar padrões de comportamento, controlando emoções e, consequentemente, se manter mais produtivo e racional em situações de estresse..
Aula Empatia:
- conectar-se às necessidades do outro, abrindo espaço para relações mais saudáveis e produtivas;
- compreender o contexto, mantendo um interesse mais ativo por objetivos da organização;
- adequar-se à cultura da organização;
- criar laços de confiança.
Aula Tomada de Decisão:
- tomar decisões responsáveis baseadas em ética;
- ser capaz de analisar todos os aspectos de um problema;
- compreender critérios de escolhas utilizados;
- assumir consequências e saber analisar opções desenvolvendo visão de longo prazo.
Aula Relacionamento Interpessoal:
- investir e manter relacionamentos saudáveis;
- comunicar-se claramente evitando mal-entendidos;
- entender o conceito de percepção do outro e autoimagem.
- traçar objetivos de comportamento e ações para atingi-los.
Aula Comunicação
- compreender o processo de comunicação;
- aprender a gerir conflitos e dar feedbacks;
- posicionar-se em situações desconfortáveis.