Como fazer networking remoto?

Agosto de 2020

Carolina Grandchamp

 

Se você já tinha dificuldade em fazer networking em tempos normais, neste momento de distanciamento social você deve estar achando ainda mais desafiador! O COVID-19 nos forçou a sermos cada vez mais criativos, rever o nosso negócio, repensar em como estarmos próximos de nossos colegas e clientes. E mais dificil ainda: prospectar ou nos aproximarmos de pessoas que ainda nem conhecemos, sem termos os tradicionais facilitadores “físicos”, como eventos, palestras, entre outros.

Ironicamente, e para a nossa sorte, o mundo virtual pode criar relações mais fortes e rápidas do que os encontros face-to-face. Segundo um artigo recente do Wall Street Journal, a inabilidade de estar próximo forçou os indivíduos a serem criativos com as tecnologias, e trouxe um novo valor para a socialização e a interação entre as pessoas. A rede se tornou mais favorável na construção de relacionamento, já que a localização física não é uma barreira e as pessoas estão muito mais sensíveis.

 

Mas como fazer isso quase que exclusivamente no ambiente virtual?

 

  1. Reveja a sua imagem virtual: todo mundo tem uma marca pessoal e agora, mais do que nunca, é importante estar atualizado virtualmente. Isso significa olhar com cuidado os perfis nas redes sociais e mantê-los sempre atualizados.

  2. Seja sensível: provavelmente você sabe a resposta ao perguntar às pessoas se está tudo bem. Todo mundo conhece alguém que possa ter sido atingido pelo vírus de forma drástica, pela doença em si ou pelas consequências trazidas por ela (como a perda de emprego, por exemplo). Assim, todos estão muito tocados com esta situação. Portanto, não deixe de ser empático  em momento algum.

  3. Não use apenas o telefone, use video: ver a outra pessoa cria melhor conexão e dá mais espaço para a autenticidade, ainda mais se você ainda não conhece o outro pessoalmente. Mas não se esqueça de testar a ferramenta que usar, evitando problemas de conexão.

  4. Participe de eventos e encontros online: participe de webinars, seja participativo e crie conexões. Identificou-se com alguém? Marque um café virtual, prepare-se e discuta pontos de interesse em comum.

  5. Mantenha uma constância com seus contatos, mas sem exageros. O novo desafio para muita gente é driblar o dia a dia em casa com filhos e familiares e ainda dar conta do trabalho. Assim, temos que ser bastante objetivos e usar o tempo de forma racional.

  6. Marque cafés virtuais com seus colegas e seu chefe: networking não é apenas para conseguir novos contatos, mas para manter relacionamentos fortes com quem você já é próximo também. Marque encontros virtuais além das reuniões, treinamentos ou outros motivos corporativos.

  7. Se organize! Um dos soft skills mais importantes no trabalho remoto é a comunicação, e de forma estruturada. É preciso gerenciar o tempo, se organizar e priorizar. Organize-se com listas, bullet points e planos de ação antes de dividir qualquer informação. Releia emails e mensagens antes de enviá-las, tendo certeza do quão claros estão. Lembre-se que a maioria das pessoas não está trabalhando isoladamente, em ambientes tranquilos e livres de estresse e ruídos.

 

E se alguma interação online não sair como você planejava, não desanime. Cultive uma relação saudável, diga obrigada e siga em frente. Nenhuma interação é em vão. Mais para a frente esta mesma pessoa pode se lembrar de você por algum outro motivo e recriar laços, profissionais ou pessoais.

Siga a gente:

  • Facebook Verace
  • LinkedIn Verace
  • Instagram Verace

in@verace.com.br

11-3881-6548 

whatsapp: 11 98381-4881